Talvez o melhor exercício para o coração, a caminhada vem adquirindo importância cada vez maior para a saúde não só dele, mas do nosso corpo como um todo. Melhora o condicionamento físico, dinamiza a circulação e traz inegável bem-estar físico e psicológico. Estudos têm mostrado que uma caminhada praticada de forma regular, melhora a capacidade de consumo de oxigênio do nosso corpo. No longo prazo, reduz frequências cardíacas elevadas e reduz a pressão arterial, melhorando a eficiência do coração e do pulmão. Além disso, queima calorias ajudando na perda de peso. A consequência desejável é que reduz o risco para o desenvolvimento de algumas doenças como a hipertensão arterial e as doenças coronarianas (entupimento das artérias do coração). Outros benefícios são os aumentos do HDL- colesterol (o conhecido colesterol bom), a redução da ansiedade, atuando até mesmo na regularização do sono.
Para obter os benefícios do exercício, dizem os estudos, é necessário manter a frequência cardíaca em um nível entre 60 a 80% da frequência cardíaca máxima, medida durante um teste ergométrico.
Trata-se de exercício simples que não exige equipamentos sofisticados, sendo necessário apenas um short ou bermuda, uma camiseta e um tênis adequado.
Portanto, para deixarmos de ser sedentários não é preciso grandes sacrifícios, bastando fazer caminhadas que deve durar de 30 a 60 minutos por dia com ótimos resultados.